AGENDE SUA ENTREVISTA AGORA
Compartilhar:
Daniella Marra
Técnica Judiciária - TJDFT

Objetivo Alcançado: Autoconfiança no Aprendizado da Língua

“Comecei as aulas na ECC objetivando unicamente fazer a prova do CACD. No entanto, ao fazer as aulas com a Profa Mariany, percebi que o inglês não é apenas uma matéria a ser estudada para a prova e, sim, algo intrínseco ao nosso cotidiano e essencial na formação de um diplomata. As aulas são interativas e dinâmicas, em que toda semana trabalhamos com textos do The Economist, primordiais para um cacdista (reading), sem olvidar das outras vertentes essenciais no aprendizado do inglês: listening, writing and speaking. A perspectiva apresentada pela Mariany fez-me compreender que estudar para o CACD pode ser divertido e bastante proveitoso, quando feito de modo organizado e direcionado para aquilo que se almeja.”



Luiz Victor Silva
Servidor Público

Objetivo Alcançado: Engajamento nos Estudos de Língua Inglesa para o CACD

"O curso da ECC ampliou minha capacidade de aprendizado de língua estrangeira ao apresentar o enfoque em conjunto das habilidades (reading, writing, speaking, listening) como essencial para a aprendizagem da língua, e, particularmente, forneceu um toque organizativo ao meu processo de estudo de inglês para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Na prática, a metodologia de leituras/discussões semanais de texto do The Economist  - fonte já indicada expressamente pela própria banca do Concurso no Guia de Estudos de 2010 - aliada aos exercícios individuais propostos (vocabulary building, copying, translation English-Portuguese, Portuguese-English), contribuem tanto para a manutenção da oralidade/escuta da língua acerca de temas atuais relevantes - passíveis, portanto, de serem abordados na Redação do exame - quanto para a familiarização com os exercícios de Tradução e Versão, além da construção de vocabulário de nível formal/acadêmico. 

 
A gramática nos é apresentada em formato não linear: com base nos erros pinçados das conversações realizadas em sala de aula, ou com base nos erros apontados nas produções escritas mensais feitas em classe, ou mesmo com base nos erros dos exercícios individuais levados diretamente à professora, recebemos feedback concernente aos pontos que devem ser revisados/estudados nas gramáticas indicadas. Nessa etapa, identifica-se o nível da estrutura gramatical correspondente ao erro, de forma que passamos a adquirir a dimensão de se o equívoco cometido se encaixa em uso básico, intermediário ou avançado da língua, com um indicação clara (livro, unidade e seção) da explicação gramatical necessária para limá-lo. Para além dessa abordagem reativa aos erros fossilizados, semanalmente somos engajados a revisar/aprender um ou mais temas de gramática nos três níveis, tendo por base estruturas constantes dos textos semanais ou das fontes de listening. 
 
Um toque pessoal - e acredito que o próprio curso despertou esse entendimento da importância de manter uma personalização e organização pessoal dos estudos - é que mantenho um tipo de gamificação para continuar engajado, então meu caderno contém um bingo das unidades gramaticais dos três livros; anoto um controle por legenda daquelas unidades que foram sugeridas pela professora, daquelas que foram identificadas por mim mesmo, das que já concluí, de maneira que, visualmente, tenho uma dimensão prática e divertida do meu progresso rumo aos 60/60 pontos de "Correção gramatical e propriedade da linguagem" da 2ª fase do CACD.
 
A visão reforçada no curso de que a compreensão auditiva deve ser um exercício cotidiano a ser significado pelos nossos interesses nos leva a buscar fontes temáticas de aúdio e vídeo que também expandem o vocabulário. Pessoalmente, escolhi como fontes principais podcasts de história e polítíca internacional em língua inglesa, como os programas The Listening Post, Briefly, Political Worldview, UpFront, Counting the Cost, The Memory Palace, Amanpour e The Daily Show, estes dois últimos já trabalhados em sala de aula.
 
O toque organizativo é reiterado em todo  encontro, e isso está sendo crucial para minha motivação e estabelecimento de parâmetros para medir o progresso. A sugestão de divisão do caderno em seções específicas (general section, listening sources, different from portuguese, dictations and copying...) me auxiliou bastante na criação de método para avaliar quais pontos preciso melhorar e quais pontos já tenho segurança, organização que também exportei para meus estudos de Francês e Espanhol."



      1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22      
 
Mande o seu depoimento
 
  Nome*  
   
  Cargo*  
   
  Empresa*  
   
  Objetivo Alcançado  
   
  Selecione uma foto sua  
   
  A foto deverá ter a extensão JPG, GIF ou
PNG com tamanho até 500 KB.
 
  Vídeo instruções para publicação  
   
  Mensagem*  
   
 
 
     





 

 

55 61 3225.6390 | 99197.1444 - Whatsapp

Setor de Autarquias Sul - SAUS

Quadra 03 - Bloco C - Edifício Business Point

Salas 307 e 1012

ecc@englishclassroom.com.br